Líbano: um país antigo que carrega os primórdios de uma civilização

Líbano: um país antigo que carrega os primórdios de uma civilização

Líbano, um ancião no Planeta Terra

Mais especificamente na cidade de Biblos, na costa mediterrânica, foram encontradas evidências, em uma antiga residência, que datam ser uma das cidades continuamente habitadas mais antiga do mundo. Essa evidência data um registro de- pasmem- antes de 5.000 a.C.! Sim, arqueólogos encontraram vestígios de cabanas pré-históricas, com pisos de pedra calcária esmagados, armas primitivas e vasos funerários deixados pelas comunidades pesqueiras neolíticas e calcolíticas que viveram na costa do Mar Mediterrâneo há mais de 7 mil anos!! Sua história merece ser vista de perto. Por isso, confira as melhores dicas turísticas e um pouco da história do Líbano!

Capital e maior cidade do Líbano, Beirute é banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Líbano e sua geografia

Sendo um dos menores países do Oriente Médio, esse pequenino é formado, majoritariamente, por montanhas, sendo o mais florestado dos países mediterrâneos. Crescem nas montanhas diversas espécies arbóreas, mas a mais conhecida e, cada vez mais rara, é o Cedro-do-Líbano, árvore estampada em sua bandeira. 

A melhor época para conhecer o Líbano é durante os meses de verão, o período mais quente do país. Assim, você poderá explorar todo o território, com pouca probabilidade de chuva, e com um tempo seco e quente. Se possível, faça sua viagem entre abril e outubro.

 

Locais de visitação no Líbano

Confira agora alguns dos lugares mais bacanas do Líbano que separamos para você!

Floresta do Cedro de Deus: 

Hoje em dia, por conta da exploração e desmatamento, iniciou-se um programa para reestruturar áreas desmatadas, em que o Estado gerou diversas reservas naturais para uma regeneração natural, criando as condições climáticas necessárias para esse plano dar certo. Algumas dessas reservas podem ser visitadas, como a Floresta dos Cedros de Deus, localizada no distrito de Bsharri, na província do norte do Líbano.

Floresta do Cedros de Deus, localizado ao norte do país. 

Gruta de Jeita:

Além de ser um símbolo nacional do Líbano e um destino turístico por excelência, a Gruta de Jeita desempenha um papel social, econômico e cultural importante para o país. Localizada no Valle de Nahr Al-Kalb, em Jeita –há 18 km nordeste da capital Beirute. É um passeio imperdível!

 

Museu Nacional de Beirute: 

É o principal museu de arqueologia no Líbano. O museu foi inaugurado oficialmente em 1942 e contém grande parte da história do país. Excelente para conhecer mais sobre esse antiquíssimo território. Você o encontra na própria capital.

 

Pigeon Rocks: 

Esse é um passeio para quem gosta de andar de barco e contato com a natureza, com uma incrível jornada pelo Mar Mediterrâneo, passando por dentro das rochas. Ótimo para assistir a um lindo pôr do sol, esse é mais um passeio na capital libanesa.

 

Templo de Baco: 

É um patrimônio mundial, sendo uma das melhores, maiores e mais antigas ruínas de templos romanos preservados no mundo. Localizada na histórica Balbeque, no Vale do Bekaa, é um programa para os amantes de história. Você não pode deixar de visitar essa colossal beleza. 

Templo de Baco, construído “só” há 1.800 anos atrás.

Palácio Beiteddine: 

Mesmo sendo a residência de verão do Presidente da República, o palácio é aberto para visitas. Também é o local onde ocorre o Beiteddine Art Festival- um festival anual de verão que conta com concertos ou espetáculos relacionados com música clássica, dança, teatro, ópera e jazz. Essa humilde residência se encontra em Beiteddine, ao sul da capital do país.

Conheça mais sobre o Beiteddine Art Festival, realizado nesse Palácio

 

Líbano e sua rica cultura

Um país tão antigo não poderia ser carente de cultura, muito pelo contrário, o Líbano é riquíssimo, culturalmente falando. O país apresenta estilos e formas tanto próprias quanto misturadas com outras culturas. Digamos que é um país bastante diversificado e para todos os gostos. 

Na literatura, por exemplo, temos o best seller O Profeta, sendo a segunda obra mais vendida no século XX, atrás apenas da Bíblia Sagrada. Escrita em 1923, este livro já foi traduzido para mais de vinte idiomas! Ah, e quem escreveu? Foi ninguém menos que Khalil Gibran. Você pode não conhecê-lo, mas ele é “só” o terceiro poeta mais vendido do mundo, superado tão somente por um tal de William Shakespeare e por Laozi.

 

Se você quiser tirar um dia para ir ao cinema, tem nada menos que a Cidade do Cinema, na capital do país. Ótimo para conhecer ainda mais a cultura libanesa e suas obras. Mas claro, tem filmes de todo o mundo!

Cinema City, em Beirute, espaço que conta com até 12 teatros e cinemas sofisticados. 

 

Curiosidade: 

A mídia do Líbano é a mais liberal e livre do mundo árabe, acredita? A mídia tem mais liberdade no Líbano do que em qualquer outro país árabe para se posicionar perante qualquer assunto, de forma abrangente, e até publicar pensamentos críticos da própria comunidade árabe. Apesar de sua pequena população e tamanho geográfico, o Líbano desempenha um papel influente na produção de informações no Oriente Médio, estando no centro de uma rede de mídia regional com implicações globais.

 

Gostou? Então entre em contato conosco para ficar por dentro das próximas viagens!

Por e-mail, no [email protected], ou clique aqui para um atendimento via WhatsApp! Vem conhecer essa história de perto com a gente!

 

×